Quer adotar hábitos mais saudáveis? Você precisa inserir a berinjela na sua alimentação. Esse vegetal rico em vitaminas e sais minerais pode ser consumido assado, cozido, crua em salada e até mesmo frita.
A nutricionista Anete Mecenas,que é Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ, da Taeq, separou sete benefícios ao consumir a berinjela regularmente.
Veja:
1. A berinjela é rica em antioxidantes
A berinjela apresenta uma boa atividade antioxidante pela presença do ácido clorogênico, cafeíco e flavonoides que atuam combatendo o envelhecimento celular e protegendo a oxidação das gorduras nas membranas celulares.
2. Alimento traz benefícios para o coração
Outra grande vantagem da berinjela é que ela traz diversos benefícios para o coração. Devido a presença de fibras solúveis e antioxidantes, existe um controle do colesterol e consequentemente uma melhora do fluxo sanguíneo, prevenindo também o estresse oxidativo.
3. Berinjela emagrece
Uma única xícara de berinjela apresenta em torno de 8% de fibra dietética, sendo uma excelente fonte de fibras, o que por sua vez auxilia na perda de peso e redução do colesterol. Além disso, esse fruto tem a vantagem de conter poucas calorias.
4. É rica em vitaminas do complexo B
A berinjela é rica em vitaminas B1, B2 e B6 que são essenciais para o funcionamento adequado do sistema nervoso central, para produção de energia, equilíbrio hormonal e função hepática.
5. É fonte de cálcio, magnésio e potássio
Esses minerais são essenciais para o adequado funcionamento do organismo atuando na construção, manutenção dos ossos e melhora da contração muscular.
6. Berinjela ajuda a manter a pele saudável
A presença de vitamina C é um dos nutrientes que ajudam a manter a pele saudável, macia e hidratada, tendo também função antioxidante. Há outros antioxidantes na berinjela, como a antocianina. Todos esses ajudam a combater o excesso dos radicais livres no organismo, que podem causar envelhecimento precoce e rugas.
7. Atua na prevenção de diversos tipos de câncer
A casca da berinjela apresenta um potente antioxidante chamado Nasunin que atua no organismo, estimulando a formação de novos vasos e a melhora do suprimento sanguíneo, o que por sua vez contribui para prevenção de diversos tipos de cânceres.
“É importante salientar que as pesquisas científicas que foram feitas com a berinjela, algumas foram positivas e outras não obtiveram resultados satisfatórios, por isso, você precisa consumi-la com uma dieta saudável,” disse a nutricionista.