A Confederação Brasileira de Futebol anunciou ontem (8) que vai criar uma linha de crédito de até R$ 100 milhões para auxiliar os clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro e de até R$ 15 milhões para os times da segunda divisão. O caixa da CBF será a fonte dos fundos que serão colocados à disposição.
As quantias serão disponibilizados a juro zero e a garantia será os contratos de direitos de transmissão e premiações pelo desempenho nas competições. De acordo com a confederação, “o adiantamento é uma forma de compensar parte da perda de arrecadação que os clubes tiveram com a redução dos valores pagos por direitos de transmissão no trimestre que vai de abril a junho, além de outras fontes de receita, como bilheteria, programa de sócio de torcedor e patrocínios”.
A distribuição dos valores não será uniforme para todo time, no entanto. O recurso que cada agremiação vai ter disponível será definida por quanto cada um tem a receber da TV. Esse pagamento, ainda, será feito de forma parcelada, a partir do momento em que os clubes retomem a geração de receitas. (Metro1)