Anunciado na quinta-feira (2), em live, o pacote da Caixa Econômica Federal para o mercado imobiliário foi bem recebido pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia – Sinduscon-BA. Para o diretor de Relações Institucionais e ex-presidente da instituição, Carlos Henrique Passos, as medidas favorecem a comercialização dos empreendimentos, dentre outros impactos.
O pacote inclui o registro eletrônico de escrituras para empreendimentos contratados na instituição; financiamento de ITBI e custas cartorárias para pessoas físicas, e ampliação do acesso ao crédito para realização de empreendimentos, com redução da quantidade mínima de vendas e da execução prévia de obras para contratação.
“No caso da medida voltada para as empresas, a importância se dá pela possibilidade da antecipação do início das obras, favorecendo a própria comercialização do empreendimento e a garantia percebida pelos compradores pela existência de recursos para custear as obras”, explica Passos.
Porém, em relação a retomada do setor pós pandemia, o diretor do Sinduscon ressalta que a construção civil reage na mesma proporção dos indicadores de confiança e investimentos. “Na questão imobiliária estamos no viés de alta, pois os empreendedores e compradores têm demonstrado confiança, aproveitando a redução das taxas de juros. Quanto aos investimentos privados e públicos em setores diferentes do imobiliário, esperamos que no final deste ano já retornem ao crescimento”, finalizou. (Bahia Notícias)