Neste dia 1º de setembro, o Corinthians completa 110 anos de existência. Para celebrar a história de um dos clubes mais populares do Brasil, o SportBuzz separou uma lista com apenas cinco dos mais marcantes títulos clube alvinegro.
Desde o centenário, nesta última década, o clube conquistou alguns dos títulos mais importantes de sua história: Libertadores e Mundial de Clubes (2012); Recopa Sul-Americana (2013); três inesquecíveis títulos do Campeonato Brasileiro (2011, 2015 e 2017); além de quatro Campeonatos Paulistas, embalando uma sequência de três consecutivos (2013, 2017, 2018 e 2019). São inúmeros títulos em 110 anos de existência, mas separamos alguns para celebrar o aniversário do Timão.
Confira cinco dos principais títulos da história do Corinthians:
Campeonato Paulista de 1977:
Para o torcedor alvinegro, esse título está marcado em muitas gerações. Foram 23 longos anos na fila de títulos e a final do Campeonato Paulista de 1977 marcou o fim do jejum. A decisão contra a Ponte Preta foi disputada numa melhor de três partidas finais.
Palhinha anotou o gol da primeira decisão, na vitória por 1 a 0. No segundo jogo, o Timão foi derrotado por 2 a 1, com Vaguinho marcando o único gol alvinegro. Didá e Rui Rei fizeram pela Ponte Preta para virar a partida, diante de 146 mil pessoas no Morumbi.
Basílio foi herói do terceiro e decisivo jogo. Em falta cobrada pela ponta direita, Romeu alçou na grande área, Basílio desviou, Vaguinho acertou a trave, Wladimir pegou o rebote e parou no zagueiro. No bate-rebate, Basílio não desperdiçou a chance. 1 a 0 para o Corinthians, na partida que marcou o fim jejum de 23 anos.
Vale lembrar que na década de 1970 vencer o Campeonato Paulista era prioridade dos clubes e era uma competição muito disputada. Em 77, o torneio começou em 5 de fevereiro e terminou em 13 de outubro, um pouco menos do que dura o Brasileirão atualmente.
Libertadores 2012
Libertados! O título que faltava para o Corinthians foi conquistado em 2012. O dia 4 de julho daquele ano foi marcado como o dia da independência corintiana, com o Timão se livrando finalmente de seus fantasmas e entregando à torcida um dos títulos mais desejados.
Diante do tradicional Boca Juniors, da Argentina, o alvinegro coroou o título com dois gols de Emerson Sheik, em um lotado Pacaembu. Com a vitória na finalíssima, o Timão confirmou a campanha histórica e invicta da Libertadores da América. No jogo de ida, Romarinho salvou a invencibilidade do time, empatando o placar na argentina – que terminou em 1 a 1.
No comando do técnico Tite, o Corinthians jogou a competição com o elenco sem muitas estrelas, com estreantes e veteranos brilhando na histórica conquista, com futebol coletivo e bem jogado.
Mundial de Clubes de 2012
Embalado com o inédito título da Libertadores, o Corinthians chegou ao Japão com muita expectativa para conquistar o segundo título do Mundial de Clubes da Fifa.
Na final, o Timão encarou o Chelsea, então campeão da Champions League de 2011/12. O clube inglês vinha de uma eliminação precoce na edição 2012/13 da competição europeia e brigava por um título para encerrar bem aquele ano.
O Timão passou pelo Al Ahly, vencendo um jogo sofrido por 1 a 0, para chegar à final contra os Blues. Na decisão, a equipe comandada por Tite jogou de igual para igual e conquistou a vitória. Em uma sobra de bola, Paolo Guerrero marcou o gol do título. Cássio foi o grande nome daquela partida, operando grandes defesas.
Vale destacar a presença da torcida alvinegra, que literalmente invadiu o Japão para presenciar mais uma conquista histórica do Corinthians. Mais de 40 mil corintianos estiveram no Yokohama Stadium para a decisão.
Campeonato Brasileiro de 1990
Como o clube prefere nomear, o Campeonato Brasileiro de 1990 marcou o início de uma era. O Timão conquistou o inédito título nacional, em cima do São Paulo, vencendo as duas partidas da final por 1 a 0. Neto foi a grande estrela daquela campanha.
O Corinthians conseguiu embalar uma sequência de 11 partidas sem derrotas, se classificando para o quadrangular final. Nas quartas, o Timão teve a melhor campanha no classificatório, passando pelo Atlético-MG. No jogo de ida, o time vira sobre o Galo, com dois gols de Neto nos 15 minutos finais. Na volta, o empate sem gols, no Mineirão, garantiu a classificação corintiana.
Antes de encarar o São Paulo na decisão, na semi, o alvinegro superou o Bahia com os mesmos placares contra o Atlético-MG: 2 a 1 e 0 a 0.
Mundial de Clubes de 2000
No primeiro Mundial de Clubes organizado pela Fifa em 2000, o Corinthians garantiu o título. O Timão conquistou sua vaga por ser campeão nacional de 1998 do país sede do torneio inaugural no Brasil e decidiu a final contra o Vasco da Gama, campeão da Libertadores de 1998.
Após o 0 a 0 no tempo regular, o primeiro campeão do Mundial de Clubes foi decidido nos pênaltis. E a estrela do goleiro Dida brilhou! Por 4 a 3, o Timão se tornou o primeiro campeão mundial do torneio interclubes da FIFA.
Além dos clubes brasileiros, outras seis equipes disputaram o mundial:
Al-Nassr – Campeão da Supercopa da Ásia 1998
Manchester United – Campeão da Liga dos Campeões da UEFA 1998-99
Necaxa – Campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF 1999
Raja Casablanca – Campeão da Liga dos Campeões da África 1999
South Melbourne – Campeão da Liga dos Campeões da OFC 1999
Real Madrid – Campeão da Copa Intercontinental 1998. (sportbuzz.uol)