Um boto-cinza foi encontrado morto em uma praia de Ilhéus, no sul da Bahia, na sexta-feira (23). De acordo com o projeto (A)-Mar, que monitora e trabalha na preservação dos animais marinhos na região, o animal encalhou.
O boto era uma fêmea adulta, com cerca de 1,70 metro, que morreu por afogamento após se enrolar em uma rede de espera, que é usada para pesca na região, segundo apontaram especialistas do projeto (A)-Mar. Esse foi o décimo boto encontrado morto na região este ano.
Na mesma região, uma ave da espécie bobo-pequeno também foi achada morta. Era um animal juvenil. A causa da morte ainda é desconhecida.
Com esses registros, sobe para 185 o número de animais marinhos que encalharam e morreram em Ilhéus e proximidades, só em 2020, informou o projeto (A)-Mar.
Atobá
Também na sexta-feira (23), uma ave atobá marrom foi encontrada na praia e resgatada por ambientalistas. Segundo o projeto (A)-Mar, o animal estava com um quadro clínico de cansaço depois de enfrentar as chuvas que atingiram a região.
A ave, uma fêmea de 1.60 metro de envergadura, foi examinada e alimentada pelos voluntários do projeto, e depois devolvida à natureza. (G1/Ba)