Taxa de transmissão fica abaixo de 1 pela 5ª semana seguida no Brasil

Foto : Camila Souza/GOVBA

A taxa de transmissão do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil se manteve abaixo de 1 pela quinta semana seguida, aponta monitoramento do Imperial College de Londres, no Reino Unido, com última atualização feita na segunda-feira (26).

O relatório mostra que o índice está em 0,98 – cada grupo de 100 pacientes com o vírus infecta outras 98 pessoas, o que indica desaceleração no contágio.

O número, também chamado de ritmo de contágio (Rt), reforça uma tendência de estabilização da pandemia no país. Como é uma média para o país inteiro, entretanto, ela pode camuflar situações regionais.
Na segunda-feira, por exemplo, 8 estados tiveram indicativo de alta de mortes: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Acre, Amazonas, Amapá, Ceará e Pernambuco. A última vez em que tantos estados apresentaram tendência de alta foi em 24 de setembro. Já outros 9 têm curvas que apontam queda, e 10 apresentam estabilidade.

Os cientistas apontam que “a notificação de mortes e casos no Brasil está mudando; os resultados devem ser interpretados com cautela”, sem dar detalhes. (G1)

google news