O corpo do jovem foi encontrado após cerca de 25 minutos de buscas na noite desta segunda-feira (16). De acordo com as informações do Núcleo de Operações Aquáticas (NOA) do 7°Grupamento de Bombeiros Militar (7°GBM/Vitória da Conquista), a pouca visibilidade do horário dificultou a ação dos mergulhadores.
O incidente ocorereu na Zona Rural de Poções, no Sudoeste Baiano, numa pedreira na localidade de São José 1, conforme informou o NOA. De acordo com soldado Benigo, que participou do resgate junto a outros três bombeiros, o jovem, que estava com outros quatro amigos, sabia nadar mas não conseguiu se salvar. “No momento em que ele se afogou, tentou ir par onde os amigos estavam numa pedra grande mas não consegiu chegar. No meio do caminho tentou voltar mas não conseguiu retorno e acabou se afogando”, disse.
Ainda de acordo com o soldado, um dos amigos do jovem tentou entrar de volta na água para salvá-lo, mas percebendo a profundidade, desistiu. “Ele acabou fazendo a coisa certa. Do contrário poderíamos ter duas vítimas fatais”, pontuou o soldado.
Casos como este estão se tornando comuns na região do Sudoeste Baiano. De acordo com o soldado, nas últimas semanas já foram registradas seis ocorrências similares. “Nestes casos de afogamento há uma certa aleatoriedade. Não dá para prever quem se tornará vítima. Infelizmente é comum que, com a chegada do verão e o aumento do calor, as pessoas busquem lazer na água, mas não dá para deixar de lado os riscos”. (Bahia Notícias)