A prefeitura de Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia, declarou situação de emergência nas áreas rurais atingidas pelo período de estiagem que ocorre desde 2015. O decreto é válido por 180 dias.
De acordo com a prefeitura, o decreto, que foi publicado na segunda-feira (1°), contempla as áreas situadas nos distritos de Bate-Pé, Dantelândia, Inhobim, São Sebastião, Cabeceira do Jiboia, São João da Vitória, Cercadinho, Iguá, Veredinha, Pradoso e José Gonçalves.
O documento de situação de emergência permite a mobilização do sistema nacional de Defesa Civil, sob coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). Além disso, autoriza o desencadeamento do plano emergencial de resposta aos desastres, adaptado à situação real.
A prefeitura informou que a medida tem o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo período de estiagem. O decreto também autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos desastres e a realização de campanhas de arrecadação de recursos. (G1)