Vacinas da Pfizer deixam de ser aplicadas em Feira de Santana por falta de seringas, diz secretário

Prefeitura Municipal de Feira de Santana — Foto: Divulgação/Secom

A falta de seringas específicas para aplicação dos imunizantes produzidos pela Pfizer/Biontech, contra a Covid-19, pode colocar em risco o cronograma de vacinação em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. De acordo com o secretário de saúde do município, Marcelo Britto, está difícil comprar o item, inclusive no mercado externo.

A Secretaria de Saúde de Feira de Santana recebeu um lote com mais de 7 mil doses da Pfizer na quarta-feira (10). Entretanto, ao contrário do que aconteceu anteriormente, dessa vez elas não estavam acompanhadas das seringas e diluidores necessários para aplicação, segundo a prefeitura municipal.

Sem isso, não é possível aplicar as doses que foram entregues e estão armazenadas, desde então. O material é encaminhado pelo Ministério da Saúde para as secretarias estaduais, responsável pelo repasse aos municípios.

Marcelo Britto explica que a seringa para aplicação do imunizante é de 1 ml. “É um material de alta precisão. Não pode ser aplicado nem 0,5 ml a mais e nem 0,5 ml a menos”, detalha. Ele acrescenta, ainda, que as seringas e agulhas da Pfizer são menores, diferentes das utilizadas para aplicação da Coronavac e Oxford.

O secretário admite que o problema “não está fácil de resolver”. Como as vacinas chegaram sem os acessórios, a prefeitura tentou comprá-los, à parte, sem sucesso. “Não somos compradores contumazes, então a maioria dos fornecedores prefere vender para seus compradores tradicionais”, disse.

“Já buscamos no mercado nacional e estamos buscando inclusive no mercado internacional. Mas não podemos esquecer que o mundo todo está também à procura dessas seringas.”
Ele destacou que o governo estadual ofereceu apoio na compra das seringas e diluidores, mas também não conseguiu. O prazo dado pelo Núcleo Regional de Saúde (NRS) era de que os itens fossem entregues ainda nesta sexta-feira (11), contudo, o problema ainda não tinha sido resolvido até às 18h, conforme a Secretaria de Comunicação de Feira de Santana.

Justiça
A prefeitura de Feira de Santana anunciou que vai acionar a Justiça contra uma decisão da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), que excluiu o município no recebimento de vacinas da Janssen.

Um lote com cerca de 180 mil doses de vacinas da Janssen está previsto para chegar na Bahia na próxima semana e Feira de Santana não consta na relação de cidades contempladas, conforme foi divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

Desde o início da pandemia, Feira de Santana acumula mais de 42 mil casos de coronavírus. O município foi o primeiro da Bahia a registrar caso da doença.

O boletim divulgado pela prefeitura de Feira de Santana nesta sexta informa que, nas últimas 24h, foram confirmados mais 263 casos na cidade e mais seis mortes. O aumento das estatísticas e a alta taxa de ocupação de leitos em alguns hospitais da cidade tem preocupado as autoridades de saúde.

Apesar disso, o município autorizou o funcionamento de bares e restaurantes até às 22h30, nesta sexta e no sábado (12), em virtude das comemorações pelo Dia dos Namorados. Os estabelecimentos devem cumprir normas sanitárias em prevenção à Covid-19, entre elas a limitação ao número de quatro pessoas por mesa. (G1)

google news