O governador Rui Costa informou nesta sexta-feira (31), em reunião com prefeitos de cidades atingidas pelas chuvas, que o Estado vai disponibilizar maquinário para apoiar a limpeza e reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes. As fortes chuvas que castigam a Bahia desde o começo de dezembro já deixaram 151 cidades baianas em situação de emergência.
O encontro teve a participação dos prefeitos dos consórcios de Desenvolvimento Sustentável Vale do Jiquiriçá (Convale), Intermunicipal do Rio de Contas (Cimurc) e Intermunicipal da APA do Pratigi (Ciapra). Rui também orientou os gestores municipais sobre como obter maior apoio da estrutura estadual.
“Preciso que cada prefeitura se empenhe em preencher os cadastros, o mais rápido possível, para que possamos, o quanto antes, dar início aos convênios para a reconstrução das casa em regime de mutirão, além de disponibilizar de maneira exclusiva os benefícios para a população afetada, entre eles o benefício em dinheiro que será fornecido às famílias e os empréstimos de até R$ 150 mil, sem juros, pela Desenbahia”, explicou.
A secretária da Saúde, Tereza Paim, destacou na reunião a necessidade de manter a atenção com a vacinação contra a Covid-19 e a gripe. Paim comentou ainda como funciona o kit desastre fornecido pelo Estado aos municípios. Trata-se de antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, antitérmicos, soluções de reidratação oral, além de anti-hipertensivos e antidiabéticos, considerados essenciais para evitar e tratar doenças em situações de catástrofe
“Quanto ao transporte de mulheres com gravidez de risco e pacientes fazendo tratamento de diálise, nós contamos com helicópteros para a remoção e transporte dessas pessoas para uma assistência de qualidade”, acrescentou a secretária. (Fonte: Bahia. BA)