Cerca de 2.300 aposentados e pensionistas do estado podem ter benefícios bloqueados, por não fazerem a prova de vida no mês de janeiro. O prazo era válido até o último dia 31 e foi prorrogado até 16 de fevereiro, ainda assim, milhares de pessoas não realizaram o procedimento.
Ao todo, cerca de 12 mil beneficiários foram convocados. Dos que não compareceram, cerca de 1.100 moram em Salvador e Região Metropolitana. Todos podem ter o benefício suspenso a qualquer momento.
Já em fevereiro, quase 11 mil aposentados e pensionistas foram convocados. Até esta segunda-feira (21), de acordo com a Superintendência da Previdência (Suprev), somente 4.400 realizaram a prova de vida. Quem está pendente tem prazo até o dia 28 de fevereiro.
De acordo com a Suprev, os beneficiários devem procurar uma unidade do SAC para regularizar a situação, inclusive os que não fizeram o recadastramento dentro do prazo estipulado pelo órgão.
O exame no SAC é realizado somente por agendamento. Para fazer a marcação, o beneficiário pode entrar em contato com a Central de Atendimento da Suprev pelos telefones 0800 071 5353 ou 71 4020-5353. Além disso, também é possível marcar pelo aplicativo SAC Digital, disponível para download para telefones com sistema Android ou iOS ou pela página do serviço na internet.
A coordenadora de relacionamento da Superintendência da Previdência (Suprev), Sílvia Machado, explicou que a convocação é feita no mês do aniversário do beneficiário que instituiu a pensão. Uma vez convocado, ele pode fazer a prova de vida presencialmente, após agendamento, ou de forma remota através de videoatendimento.
“A convocação se dá por mês de aniversário do aposentado ou ex-servidor que instituiu a pensão previdenciária. Então é só considerar o mês de aniversário e ficar atento à convocação. Além disso, a gente faz a convocação enviando um e-mail para essa pessoa informando que ele precisa fazer a prova de vida”, disse a gestora.
Desse modo, ela destaca que “os nascidos em março devem ficar atentos e a partir da última semana de fevereiro já podem iniciar o agendamento através do SAC digital ou através da central de atendimento da previdência”. (G1)