Biden amplia sanções e diz que Rússia perderá acesso a empréstimos no Ocidente

Foto: Reprodução/ Twitter Joe Biden

Em resposta às ações do presidente russo, Vladimir Putin, contra a Ucrânia, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (22) novas sanções contra a Rússia.

De acordo com Biden, com a nova série de medidas o governo russo não poderá mais fazer transações financeiras envolvendo títulos de sua dívida com empresas dos EUA e da Europa.

“Estamos implantando sanções na dívida soberana da Rússia. Isso significa que estamos cortando o governo russo das finanças ocidentais. Ele não poderá mais levantar dinheiro no Ocidente e não poderá negociar seus títulos em nossos mercados e em mercados europeus”, declarou Biden.

Ele ainda disse que mais sanções devem ser anunciadas nos próximos dias, e que serão voltadas à elite da Rússia, por suas ligações com o Kremlin. O democrata classificou as ações de Putin como uma violação flagrante da lei internacional. “Em nome de quem Putin acha que tem direito de declarar novos ‘países’ em territórios que pertencem a seus vizinhos?”, questionou.

Apesar das medidas, Biden afirmou que a posição não é de ataque e os canais de diálogo seguem abertos. (bahia.ba)

google news