Homem detido em Candeias recebia R$ 1 mil por documento emitido e chegou a aplicar golpe em 98 vítimas
A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta sexta-feira (16), em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, um haitiano acusado de vender vistos falsos para estrangeiros que buscavam regularizar a permanência no Brasil.
A ação integra a Operação Traité, que além da prisão preventiva também cumpriu dois mandados de busca e apreensão no município baiano. Segundo as investigações, que duraram cerca de seis meses, a polícia constatou que o homem emitiu 98 vistos falsos mediante o pagamento de mais de R$ 1 mil para cada documento.
“As tratativas eram realizadas, em um primeiro momento, através de uma agência de viagens anunciada nas redes sociais. Posteriormente, os contatos e as tratativas finais eram mantidos por meio do aplicativo de mensagem”, explicou a PF, por meio de nota.
A denúncia que resultou na instauração do inquérito policial partiu de Porto Alegre (RS), mas as autoridades identificaram vítimas de várias cidades do país. O suspeito, que não teve a identidade revelada, responderá pelos crimes de falsificação de documento público e estelionato. O nome da operação, “traité”, significa “traidor” em francês. (bahia.ba)