Na manhã desta segunda-feira (26), o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, o advogado Dr. José Reis Filho, esteve presente no programa Meio-dia e Meia no Voz da Bahia onde expôs os nomes dos seus candidatos as eleições no dia 3 de outubro.
Zé Reis como é conhecido, começa dizendo que sua opção para deputado federal veio após muitas análises, “tem muitos candidatos bons, tem um velho amigo Severiano Alves (PDT) que também é muito bom, tem o próprio Otto Filho (PSD) que é o apoio do meu amigo Dr. Euvaldo Rosa (PSD), tem o Adolfo Viana (PSDB), tem o Raimundo Costa (Podemos). Tem muita gente trazendo emendas para Santo Antônio Jesus, mas eu pessoalmente, vou votar no deputado federal que penso que foi um deputado estadual que cumpriu com os compromissos que assumiu, e para mim, é o deputado que tem o ‘DNA’ do recôncavo, que é o deputado Adalberto Rosa, o popular Dal (UB), vou votar Dal para Federal 2488. Mas voto em função de ver o compromisso”, explica.
Já para deputado estadual, Dr. Zé Reis conta que irá votar em Alan Sanches, “porque julgo que merece uma oportunidade, como acredito que vão votar em ACM Neto (UB) para o Governo do Estado, quem acredito que virá a ser eleito, acho que Alan merece uma oportunidade de apresentar Santo Antônio como um deputado, que nós não tivemos até hoje, porque tivemos o deputado que nos representava anteriormente, o Rogério, meu amigo, tem bons serviços prestados, mas que no momento que teve a oportunidade de trazer e agregar valor a representatividade do município, por um capricho pessoal, resolveu colocar o filho para esquentar a cadeira enquanto ele se afastava, isso para mim, foi uma decepção muito grande, uma demonstração de desamor pelas possibilidades de Santo Antônio de Jesus. Ele não podia ser prefeito e deputado ao mesmo tempo, aí ficou como gestor aqui e dois anos trabalhando para eleger o representante que iria guardar a cadeira dele e depois esqueceu de ser prefeito e foi tentar ser deputado, acabou nem uma coisa, nem outra, perdeu a eleição por isso, uma vaidade boba de querer abraçar o mundo, o mundo a gente não abraça. Então, hoje voto no Alan 44100 em função disso, de querer vê-lo como deputado representante de Santo Antônio junto ao governo do estado ligado a ele”, expôs.
Já para o governo. o ex-presidente da Câmara conta que apoia ACM Neto, “porque penso que está na hora da gente variar. Eu pessoalmente sou contra reeleição, é bom que se esclareça isso”, diz.
Para o Senado, José Reis confirma que seu candidato é Otto Alencar (PSD) 555, “porque entendo que a experiência de Otto pode somar mais para ajudar Santo Antônio e a Bahia. O senador, não é representante do povo, ele é representante do Estado, então acho que a experiência do Otto pode ajudar mais a Bahia em que pese as qualidades e os méritos do Cacá Leão (PP)”, explica.
Enfim, para Presidente da República, o advogado conta que se baseia que o lugar da mulher é onde ela quiser, “queria votar na Simone Tebet (MDB) no primeiro turno, só que entrei na corrente do voto útil e hoje estou decidido e vou votar no Luiz Inácio, Lula da Silva (PT) em função de não ver condições em Jair Bolsonaro (PL) de continuar administrando o nosso país. Inclusive, a propaganda está vendo isso. Ministro que manda o povo para a ponte que partiu, ele próprio com o tratamento destrambelhado, querendo agredir jornalista… adoro matemática e fiz uma conta rápida: o Brasil tem 3% da população mundial e o Brasil contribuiu com 15% das vítimas de covid, por que isso? Porque o presidente se negou a comprar vacina por 11 vezes? Até a vacina que Pfizer queria mandar ele não aceitou. Aí vem o ministro e diz: ‘não, aqui ele manda, obedeço’, eu não quero um presidente que mande de forma errada e exija a obediência a ordens equivocadas, quero um presidente que pelo menos ouça. Continuo com a opinião de que houve mal feitos. Se você for analisar, os anos não passam pela vida da gente sem nos trazer alguma coisa, principalmente experiência, tenho experiência que depois de Lula ter comido a cadeiazinha dele, de ter sofrido o que sofreu hoje, ele não vai correr no mesmo erro, até porque o vice dele considero um cidadão preparado, que é o Geraldo Alckmin (PSB), que vai estar lá com toda a estrutura do próprio Fernando Henrique, do PSDB. Por isso, entendo que atende minhas expectativas de poupar o povo. A educação é fundamental e vemos que Bolsonaro quer acabar com as universidades do país, a UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), que ainda estou estudando, você vê que está sofrendo horrivelmente com corte de verbas, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), as bolsas para melhor preparar os nossos jovens estão cortadas. Aí cria-se um orçamento secreto e o orçamento secreto é maior que toda o eventual desvio do escândalo da Petrobras, tá aí! ‘Derrubaram meu veto’, sim, e um centrão que está junto dele, o chefe do centrão é o ministro da Casa Civil era só dizer, ‘o homem lá mandou acabar com o tal orçamento’. Mas é um ganha dos dois lados e sobra o povo. Aí fica um centrão com o lado direito e o outro pessoal com o lado esquerdo. Então, como quero que o povo tenha a oportunidade de ser feliz, realmente vou votar no candidato Lula pelo voto útil já no primeiro turno”, finaliza.
Reportagem: Voz da Bahia