Produção de veículos recua em setembro, mas fecha trimestre em alta
As montadoras brasileiras fabricaram, somadas, 665 mil veículos entre julho e setembro deste ano. O número corresponde a uma alta de 11,6% frente o período imediatamente anterior. Considerando a mesma comparação, as vendas de veículos novos cresceram 14,3% e as exportações recuaram 15,2%. As informações são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), segundo nota publicada nesta sexta-feira (7).
“O fechamento do trimestre representou mais um importante degrau na recuperação do mercado automotivo brasileiro neste ano, após um primeiro trimestre tímido – em função da falta de componentes eletrônicos – e de um segundo trimestre de início de melhora”, avaliou a entidade, no documento.
Em setembro, porém, houve queda de 12,7% em relação ao mês anterior. Foram finalizadas 207,8 mil unidades. “Historicamente, setembro não repete os bons números de agosto, um mês mais longo e sem feriados”, afirmou o presidente da associação, Márcio de Lima Leite.
No recorte sobre o acumulado de janeiro a setembro, houve evolução na produção (6,3%) e nas exportações (31,2%) e recuo nas vendas de veículos novos (4,7%). Segundo a Anfavea, o segmento com recuperação considerada mais consistente é o de ônibus, com alta acumulada no ano de 63,6% na produção, 8,8% nos licenciamentos e 39% na comercialização com o exterior. (Bahia.ba)