A Bélgica se tornou a quarta seleção neste século a ser eliminada na primeira fase da Copa do Mundo depois de ter sido algoz do Brasil na Copa anterior. Desde 2002, a única a escapar da “maldição” canarinho foi a Holanda, em 2014, que eliminou o Brasil em 2010.
Nesta quinta-feira (1º), os belgas empataram com a Croácia, pela última rodada do Grupo F, e ficaram na terceira colocação, com quatro pontos conquistados em três jogos. Marrocos passou em primeiro e a própria Croácia em segundo.
Para entender melhor essa sina dos algozes do Brasil, é preciso voltar a 1998. Na final da Copa do Mundo daquele ano, a França derrotou os então tetracampeões mundiais e faturou seu primeiro título na história. Quatro anos depois, caiu na primeira fase.
Na Copa de 2006, os franceses foram novamente os algozes do Brasil. Não deu outra. No Mundial da África do Sul, em 2010, os Bleus caíram novamente na fase de grupos.
A última vítima da maldição havia sido a Alemanha. Responsável por aplicar 7 a 1 na Seleção Brasileira em 2014, os germânicos não passaram da primeira fase pela primeira vez na história em 2018.
A Bélgica estende a escrita. A equipe, que bateu o Brasil nas quartas de final em 2018, fez uma fase de grupos irregular no Catar. Em três jogos, uma vitória, um empate e uma derrota, com apenas um gol marcado e dois sofridos. (BN)