Ao todo, quatro ferries estão operando nesta quinta-feira (8). Internacional Travessias, administradora do sistema, não informou o tempo de aguardo.
O Terminal de São Joaquim, em Salvador, amanheceu com longas filas de motoristas para o embarque de veículos no ferry-boat, nesta quinta-feira (8), feriado de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Motoristas reclamam da demora, porque as embarcações estão saindo a cada hora.
Sem informações no terminal, motoristas afirmaram ser injusto a espera, já que muitos veículos estão embarcando por meio do sistema de hora marcada – quando as passagens são compradas com antecedência, para horários pré-estabelecidos.
“Isso é um absurdo. Estão colocando a gente para arrodear aqui dentro [no pátio interno do terminal], temos quase 40 minutos aqui dentro e não sai um carro. Eu cheguei 6h20, só passa carro ali [fila de hora marcada] e ninguém toma uma providência”, disse um dos condutores.
Ao todo, quatro ferries estão operando. Para os pedestres, não há filas de espera para embarque. Na noite de quarta-feira (7), véspera do feriado, a espera para embarque veículos era de três horas. Nesta manhã, a Internacional Travessias, administradora do sistema, não informou o tempo de aguardo.
Veículos pesados
Na quarta-feira (7), caminhoneiros protestaram no terminal por causa da suspensão da travessia de veículos pesados, que passou a ser suspensa nas vésperas dos feriados.
A medida começou a ser adotada para ampliar as vagas destinadas aos veículos pequenos e assim diminuir o tempo de espera para embarque, além das filas.
As exceções são para de automóveis de grande porte que transportam alimentos e produtos perecíveis, pacientes em tratamento de saúde e viaturas.
A travessia dos veículos pesados, partindo do Terminal de São Joaquim, em Salvador, e também do Terminal Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, será suspensa sempre às vésperas dos feriados, às 5h, e só será retomada a partir das 15h do dia posterior ao do feriado. (g1)