Durante homenagem a Pelé realizada pela Conmebol neste domingo (11) em Doha, no Catar, a entidade propôs à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que a camisa da seleção brasileira tenha substituída três das cinco estrelas referentes aos cinco títulos mundiais. Elas seriam transformadas em três corações, como referência às três conquistas que o camisa 10 teve com o Brasil e também ao nome de sua cidade natal em Minas Gerais.
“É nossa proposta para que Pelé sempre viva na camisa do Brasil: que (a CBF) mude três de suas estrelas por três corações. Para que todos sempre saibam que esses três corações não são apenas para ele (Pelé), mas para relembrar o jogo bonito, não só o talento individual”, disse Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol, no evento intitulado de ‘Força, Pelé’
Vice-presidente da CBF Fernando Sarney disse ter se emocionado com a homenagem e a proposta e agradeceu à Conmebol em nome da CBF, dos brasileiros e do próprio Pelé. Sobre a mudança no escudo da seleção, Sarney revelou que já houve uma primeira conversa entre os presidentes da Conmebol e da CBF. No entanto, ressaltou não saber se haveria entraves burocráticos para a mudança, com base no estatuto da confederação.
O Estatuto da CBF em seu artigo 13º, no capítulo 2, sobre os símbolos da confederação, se refere especificamente às “estrelas representativas de conquistas de Campeonatos Mundiais, em cor verde”. Qualquer alteração precisa de apoio da diretoria da entidade. A proposta será “analisada com inteligência”, de acordo com o vice-presidente. (Metro1)