A Operação Lei Seca, organizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-BA), serão executadas durante todo o período em que estão sendo realizadas as festas de Carnaval. Conforme informações do órgão, as fiscalizações ocorrem nos principais circuitos e nos bairros onde acontecem a folia momesca. A ação é realizada juntamente com a Polícia Militar e tem o objetivo de impedir que o folião utilize bebidas alcoólicas enquanto estiver na direção.
De acordo com o tenente coronel da PM, André Borges, responsável pela fiscalização do Detran, o controle das vias da cidade tem a intenção de identificar infratores que fazem uso de bebidas alcoólicas e vão dirigir, se tornando um potencial risco para os demais usuários do trânsito. “A fiscalização tira essa pessoa de circulação e garante que o acesso aos circuitos seja seguro e tranqüilo para todos. Se for beber, não dirija. Pegue outro meio de transporte para que possa curtir a folia em paz”, destacou.
Embora a questão do álcool seja prioritária, principalmente no período de Carnaval, o Detran-BA e a PM também estão fazendo um pente fino para identificar outras infrações durante as abordagens, com a verificação da situação da documentação do veículo e da habilitação do condutor.
Coordenador operacional das Blitze, o capitão Eduardo Andrade revelou que a aceitação da população tem sido positiva. “Os condutores entendem essa preocupação das ações preventivas e reconhecem a importância desse trabalho feito nesse período momesco”.
Conscientização (ba)