Por volta das 9h da manhã desta sexta-feira (10), em Santo Antonio de Jesus, recôncavo da Bahia, um grupo de enfermeiros, atuantes do município, realizou protestos pelas ruas da cidade em defesa do piso salarial da enfermagem.
O objetivo dos protestos, que vem ocorrendo em todo o território nacional, é fazer com que o governo edite a medida provisória que garante o repasse dos fundos para a profissão, que vem a anos lutando em prol dos seus direitos.
A Lei nº 14.434, aprovada pelo Congresso Nacional, assegura que o valor do piso para enfermeiros é de R$ 4.750. Deste valor, 70% é destinado aos técnicos de enfermagem, e 50%, aos auxiliares de enfermagem e parteiras.
O Ministério da Saúde desenvolveu uma minuta para regulamentar a destinação destes recursos e, sugeriu que a divisão destas verbas deve seguir a proporcionalidade por cada estado, ou seja, quanto maior o número de profissionais da área, maior será a valor destinado.
No entanto, a categoria critica a proposta feita pelo MS, e alega que esta medida só irá ampliar ainda mais a desigualdade entre os estados.
Redação: Voz da Bahia