Depois de passar por nove países, o tour da taça da Copa do Mundo Feminina 2023 vai desembarcar no Rio de Janeiro. O troféu do Mundial que vai acontecer na Austrália e Nova Zelândia estará na Cidade Maravilhosa na próxima quarta-feira (29) e quinta (30) e existe a possibilidade de ser aberta ao público para visita.
A primeira parada da taça no Rio será o Santuário Cristo Redentor. O evento acontece na quarta, a partir das 6h30, e contará com a presença de lendas do futebol feminino, como a baiana Formiga, Aline Pellegrino e Pia Sundhage, técnica do Brasil. À tarde, visando inspirar as novas gerações, meninas do projeto social “Daminhas da Bola” serão recebidas no campo da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) para viver uma experiência muito especial: “Um dia de Seleção Feminina”. As atletas participarão de uma sessão de treinamentos com a comissão técnica da Seleção Feminina Sub-20, sob o comando do técnico Jonas Urias e a auxiliar-técnica Bia Vaz.
No dia 30 de março, o troféu estará exposto no Palácio da Cidade e será recebido pelo Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD). Também estarão presentes o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, a Ministra dos Esportes, Ana Moser, o Presidente da EMBRATUR, Marcelo Freixo (PT), entre outras autoridades e convidados.
A Copa do Mundo Feminina acontece entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. O Brasil foi sorteado no Grupo F e vai estrear contra o Panamá, em 24 de julho, uma segunda-feira, às 8h no horário de Brasília. Cinco dias depois, um sábado, as brasileiras encaram a França, às 7h. E, por fim, encerram a primeira fase medindo forças com a Jamaica, em 2 de agosto, uma quarta, também às 7h. (BN)