A Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (Pasvap), realizará 89 oficinas em 31 municípios, neste mês de maio, voltadas à prevenção e promoção da saúde socioemocional de educadores, estudantes e servidores da rede estadual de ensino. Nesta semana, por exemplo, estão previstas atividades em 12 municípios, entre eles Salvador, Lauro de Freitas, Cícero Dantas, São Desidério e Barreiras.
Entre os temas em destaque para as próximas semanas estão os cuidados com a saúde física e mental e acolhimento, práticas saudáveis, além de apresentações do Grupo de Teatro da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e de um seminário alusivo ao Dia das Mães. O trabalho é desenvolvido com o apoio de uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas.
“O programa vem se destacando como um instrumento eficaz e efetivo na oferta de serviços visando assegurar bem-estar e qualidade de vida a toda comunidade escolar”, explica a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy.
O programa também conta com apoio de instituições parceiras, como, por exemplo, o da Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA), que iniciou, na segunda-feira (8), no Colégio Evaristo da Veiga, localizado na Avenida Garibaldi, uma série de apresentações da peça “África um conto cantado”, nas unidades escolares.
Escrita, produzida e interpretada pelos policiais, a encenação mostra o legado e a importância da África, continente conhecido também como o berço da humanidade. “Uma peça emocionante, que transmite uma mensagem de valorização do continente africano, suas raízes e descortina a verdadeira história dos povos africanos”, explica a coordenadora pedagógica do Colégio Evaristo da Veiga, Maria Alice Costa Moraes.
Nesta quarta-feira (10), acontece o seminário “Maio: mães e maternidade reais”, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), no bairro de São Marcos. Durante o período da manhã serão realizadas rodas de conversa, palestras, vídeos, exposição fotográfica e mesas redondas com o intuito de chamar a atenção para os cuidados com a saúde mental, bem como esclarecer sobre os direitos maternos e a importância de redes de apoio capazes de acolher as mães, durante os desafios da maternidade. (BN)