O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social prevê que cerca de 100 mil CPFs (Cadastro de Pessoa Física) de beneficiários do Bolsa Família possuem irregularidades que levam ao bloqueio no pagamento neste mês de janeiro.
Caso sejam detectadas pendências no documento ou no CadÚnico (Cadastro Único), o beneficiário será notificado e tem seis meses para regularizar a situação. Caso contrário, o benefício é cancelado.
A medida faz parte do esforço da pasta para aprimorar a gestão do programa assistencial e evitar fraudes no benefício. Para tratar a pendência de CPF no CadÚnico, as famílias devem verificar a situação na Receita Federal e, se necessário, regularizá-la junto ao fisco.
- Ex-funcionários do IPSE cobram pagamento de rescisões durante sessão da Câmara de Santo Antônio de Jesus
- Ultramaratonista brasileira tenta percorrer quase 900 km em esteira para quebrar recorde mundial
- Vereador Morão retorna à Câmara de Santo Antônio de Jesus, mas evita falar com a imprensa: "Não é o momento"
Após a regularização, é necessário atualizar o CadÚnico para voltar a receber o benefício.
Para consultar a situação do CPF basta:
Acessar a seção “Meu CPF” no site da Receita Federal
Clicar em “Consultar CPF”
Inserir o número do documento e a data de nascimento do titular
Clicar em “Consultar” novamente; será gerado o comprovante de situação cadastral do CPF
Caso haja pendências, clique em “Meu CPF”
Em seguida “Atualizar CPF”
E, depois, em “Regularizar CPF”.





