Foram definidas em leilões realizados na Bolsa de Valores (B3), nesta quinta-feira (7), as empresas que irão operar as parcerias público-privadas (PPP) dos serviços de iluminação pública da cidade de Arquimedes (RO) e do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão, que contempla os municípios baianos de Guanambi e Lagoa Real. Para o projeto na Bahia, venceu o Consórcio CONCIP Alto Sertão, com deságio de 25,71% sobre os valores iniciais.
A PPP do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão é o primeiro projeto do setor de iluminação pública estruturado pela Caixa para um consórcio de municípios. Juntas, as cidades têm uma população de mais de 100 mil habitantes.
“Os municípios reunidos em consórcios viabilizam uma solução para modernizarem seus parques de iluminação pública. É uma opção vantajosa para implementar projetos em municípios de diversos portes que, isoladamente, não seriam atrativos para o mercado”, avalia o diretor Cristiano de Medeiros.
Serão investidos mais de R$ 131 milhões durante os 26 anos de duração do contrato de parceria público-privada, destinados à modernização, instalação e manutenção do parque de iluminação dos municípios, que será 100% atualizado com adoção de tecnologia LED.
A economia de 69% no consumo da energia proporcionada pela atualização tecnológica do parque de iluminação pública corresponde a redução da emissão de CO2 em cerca de 326 toneladas/ano.
A parceria prevê ainda a instalação de 3 mil novos pontos de iluminação para eliminação dos pontos escuros, atendimento da demanda reprimida e expansão do parque de iluminação, que contará com cerca de 17 mil pontos de iluminação ao final do contrato.
Também está prevista a implantação de sistema de monitoramento remoto em tempo real nas principais vias dos municípios, viabilizando a medição do consumo real, a verificação de falhas e o controle de intensidade luminosa. (Bahia.ba)