Dividindo a rotina entre gari e escritor, esse brasileiro foi convidado para palestrar em Harvard, uma das universidades mais renomadas do mundo!
Valdeci Boareto é gari de uma escola municipal em Ramos, Zona Norte do Rio de Janeiro. Há quase 4 anos ele também se descobriu escritor. Na Bienal de 2023, quando acompanhou a excursão dos alunos da Escola Municipal Manuel da Nóbrega, ele lançou um livro.
“Comportamento que te salva – A vida sob o olhar de um gari que só quer respeito”, foi escrito durante a pandemia. A obra ficou famosa e Valdeci recebeu o convite de estudantes brasileiros de Harvard para dar uma palestra. É o primeiro coletor de lixo a palestrar na Universidade de Harvard!
Gari há 27 anos
Já são 27 anos dedicados à profissão de gari. Com o isolamento da pandemia, Valdeci começou escrever para tentar driblar a depressão. “Eu não podia sair de casa. Uma depressão, uma angústia. Me mudei para Seropédica e no meio do mato começaram a vir ideais. Escrever sobre a minha história no dia a dia na rua”, disse Valdeci. Quase 3 décadas de profissão renderam muitas histórias para o homem, que compilou tudo em um livro.
Transformando vidas
No livro, além de tratar de suas histórias, Valdeci quer ajudar os outros. “Em Comportamento que te salva, a vida sob o olhar de um gari que só quer respeito, mostra que ter calma e lucidez ajudam a preservar nossa saúde, mental e espiritual, fazendo com que tudo à nossa volta seja transformado”, diz a sinopse da obra. O livro trata ainda de situações que podem ser desagradáveis, mas que ao mantermos o autocontrole, os episódios podem ser contornados.
Palestra em Harvard
Valdeci agora vai ser o primeiro coletor de lixo a palestrar na Universidade de Harvard. O convite veio da 10ª edição da Brazil Conferecen Harvard & MIT, que será realizada na cidade de Boston, Massachusetts, Estados Unidos, em abril. Valdeci será um dos embaixadores do programa de impacto social “Servindo Brasil”. “Valdeci demonstra que aqueles que trabalham pela nossa sociedade e fortalecem a nossa democracia estão, na maioria das vezes, na linha de frente fazendo trabalhos árduos. Por mais que muitas vezes não tenham o reconhecimento, chegou a hora”, disse Eduardo Vasconcellos, copresidente do evento.
Homenagem na escola
Quando a notícia viralizou na escola onde trabalha, Valdeci ganhou uma super homenagem dos alunos e profissionais. Os pequenos fizeram um grande mural com frases para festejar a notícia boa do escritor. “Ele é uma maravilha, um presente para a nossa cidade. Então, por que não unir literatura com essa inspiração que nós temos tão pertinho de nós?”, disse a professora Liliana Narciso.
Com informações de G1.