Pensando na alta dos preços dos produtos e serviços para cabelos cacheados e crespos, as estudantes baianas Stéfane de Souza, Laysa Amaral e Janaína Oliveira desenvolveram um tônico capilar, de baixo custo, a partir da folha goiabeira e do óleo de coco. Pelo projeto inovador, o grupo recebeu a medalha Meninas e Mulheres na Ciência II.
As jovens identificaram que os produtos para cabelos crespos e encaracolados tem um valor acima do estimado, dificultando que o público-alvo mantenha os cabelos naturais. Segundo Stéfane, a escolha dos componentes principais deve-se aos benefícios que eles garantem no cuidado capilar.
“A folha de goiabeira oferece ação antioxidante. Portanto, previne o envelhecimento precoce dos fios, além de proporcionar proteção UV e ajudar no controle da oleosidade. O óleo de coco, por sua vez, possui ação nutritiva, selando as cutículas e promovendo maciez e brilho aos cabelos. A combinação desses ingredientes formula um produto que supre as necessidades específicas dos cabelos crespos e encaracolados”, diz.
Para garantir a qualidade e eficácia do tônico, um processo envolvendo sete etapas é realizado. Primeiramente, ocorre a coleta das folhas de goiabeira e a preparação do extrato desta matéria-prima. Em seguida, é feita a extração do óleo de coco. Entre as últimas etapas, que certificam o produto como orgânico, é preparada a formulação do tônico, para assim acontecer o envasamento, o controle de qualidade e, por fim, a distribuição para comunidade escolar.
As estudantes, do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas, em Ipiaú, no Médio Rio de Contas, fazem parte Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação, e tem orientação da professora Maysa Lobo e o apoio de Antonione Serafim.
Após o sucesso no primeiro desenvolvimento, elas já planejam um novo produto: uma pomada específica para a etapa de finalização dos cabelos, para ajudar a cuidar dos cabelos recém-nascidos, que são mais frágeis, curtos e suscetíveis ao frizz.