Tremor de terra em Jacobina: 2º evento em menos de 15 dias

A cidade de Jacobina, localizada no norte da Bahia, experimentou um tremor de terra na madrugada desta quarta-feira (24), sendo o segundo evento do tipo registrado no município em menos de 15 dias. O tremor ocorreu pouco antes de 1h da manhã e foi classificado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) com uma magnitude preliminar de 1.6 na Escala Richter.

Segundo o LabSis/UFRN, que monitora atividades sísmicas na Bahia, não houve relatos de moradores que tenham sentido o tremor na região. Este é o segundo evento sísmico recente em Jacobina, que já é conhecida por registrar tremores com certa frequência. O último ocorreu em 15 de julho, com magnitude aproximada de 1.8 na Escala Richter.

Especialistas destacam que esses tremores são relativamente comuns em várias partes da Bahia devido à localização da região no meio da placa tectônica Sul-Americana. Esse posicionamento geológico geralmente resulta em tremores mais fracos e quase sempre imperceptíveis, diferentemente de regiões situadas em bordas de placas tectônicas, onde os tremores tendem a ser mais intensos e frequentemente sentidos pela população.

Portanto, embora os tremores de terra na Bahia sejam normais do ponto de vista geológico, eles costumam ser de baixa intensidade e raramente causam danos significativos às estruturas locais.

google news