Neste sábado (31), a Central Estadual de Regulação (CER) da Bahia realizou a transferência de mais de 640 pacientes para diversas unidades de saúde, tanto na capital quanto no interior do estado. A operação, que ocorreu até as 16h, contou com a presença da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, além de diretores dos principais hospitais da rede estadual.
Desde o início de 2023, a CER já avaliou cerca de 200 mil pacientes, atendendo a demandas de unidades de saúde dos 417 municípios baianos. O esforço faz parte de um conjunto de investimentos do Governo do Estado em infraestrutura, veículos, equipamentos, e programas específicos que visam agilizar transferências e melhorar o acesso dos pacientes a tratamentos de alta complexidade.
Roberta Santana destacou que, desde 2023, foram criados 2.952 novos leitos em hospitais estaduais ou em unidades privadas e filantrópicas contratadas pelo governo. Regiões que antes não contavam com hospitais estaduais, como Jacobina, Itaberaba, Teixeira de Freitas, e Jaguaquara, agora possuem essas unidades, ampliando a cobertura de saúde no estado.
Além das transferências, a secretária enfatizou outras iniciativas que estão em andamento, como a realização de mais de 345 mil cirurgias eletivas e a entrega de 314 novas ambulâncias. Essas ações têm sido fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população e acelerar o transporte de pacientes.
A superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde, Mônica Hupsel, também comentou sobre a importância do serviço de home care, que permite a continuidade do tratamento em casa, liberando leitos hospitalares para pacientes em estado mais grave. Atualmente, a Bahia conta com mais de 2 mil pacientes em internação domiciliar.
A Central Estadual de Regulação, que opera 24 horas por dia, sete dias por semana, regula cerca de 50% das solicitações em até 24 horas e 80% em até 72 horas, garantindo a eficiência no atendimento e na transferência dos pacientes para unidades mais adequadas ao seu tratamento.