Circula nas redes sociais uma alegação falsa de que a empresária e influenciadora digital Deolane Bezerra, recentemente presa em uma operação contra lavagem de dinheiro e jogos ilegais, foi advogada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esta informação é #FAKE.
As publicações enganosas utilizam uma foto de Deolane Bezerra ao lado de Lula, acompanhada do título: “URGENTE: Advogada ‘do Lula’ é presa por lavagem de dinheiro”. A imagem foi tirada durante um encontro entre a influenciadora e Lula em 26 de abril de 2022, quando Lula era candidato à Presidência da República e Deolane apoiava sua candidatura. A foto foi compartilhada por Deolane em suas redes sociais na época (aqui).
De acordo com o assessor de imprensa do presidente, José Chrispiniano, Deolane Bezerra nunca integrou a equipe de advogados de Lula. Entre 2013 e 2023, Cristiano Zanin, atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), foi o principal advogado de Lula em processos da Operação Lava Jato. Zanin, juntamente com sua esposa Valeska Teixeira Zanin Martins, também advogou para o presidente. Valeska Zanin continua a representar Lula após a saída de Cristiano Zanin do caso, em agosto de 2023, para assumir o STF.
Não foram encontrados registros de que Deolane Bezerra tenha representado Lula em qualquer processo judicial, de acordo com o sistema de buscas do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e a plataforma JusBrasil.
A equipe de Deolane Bezerra não se manifestou até o fechamento desta reportagem. (G1)