Herdeiros de Eiffel cobram retirada dos anéis olímpicos da torre ícone de Paris

Os descendentes do criador da Torre Eiffel pediram que os anéis olímpicos instalados neste símbolo de Paris fossem transmitidos “simbolicamente” a Los Angeles antes do final de 2024, quatro anos antes do desejado pela Câmara Municipal.

Num comunicado enviado no domingo à noite, a Associação dos Descendentes de Gustave Eiffel (ADGE) reafirmou o seu “parecer desfavorável” à “manutenção definitiva dos anéis” para além de 2024, “sem ter sido anunciada uma data clara para a sua retirada”.

Na sexta-feira, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, reiterou o desejo de ver os anéis instalados neste monumento histórico, que pertence à cidade, pelo menos até os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, sem descartar a possibilidade de mantê-los por mais tempo no local.

Esta proposta de Hidalgo gerou polêmica na França e críticas entre os defensores do patrimônio e os rivais políticos da prefeita, como a ministra da Cultura em exercício, Rachida Dati.

“Coloridos, de grandes dimensões e colocados no eixo principal de acesso à torre, [os anéis] modificam substancialmente as formas muito puras do monumento”, escreve a ADGE, especificando que, como descendentes do engenheiro, podem se opor à modificação da estrutura.

google news