Mulher de Pablo Marçal é condenada por doações ilegais nas eleições de 2022

Ana Carolina Marçal excedeu limite de contribuição em 275% e foi multada em R$ 180 mil

Foto: Reprodução

Ana Carolina Marçal, esposa do candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB), foi condenada por realizar doações ilegais durante a campanha eleitoral de 2022. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a empresária doou R$ 250.237,50, ultrapassando em 275% o limite legal permitido para doações de pessoas físicas.

A Justiça Eleitoral determinou que Ana Carolina pagasse uma multa de R$ 180.872,66, valor que foi quitado em agosto deste ano, após o caso transitar em julgado. A defesa alegou que a empresária agiu de boa-fé e desconhecia as regras eleitorais, mas a juíza Adriana Scordamaglia rejeitou a justificativa, afirmando que o desconhecimento da lei não isenta seu cumprimento.

De acordo com a legislação, pessoas físicas podem doar até 10% de seus rendimentos brutos declarados no ano anterior à eleição. No entanto, Ana Carolina, que declarou uma renda de R$ 693.648,40 em 2021, poderia doar até R$ 69.364,84, valor significativamente inferior ao que foi efetivamente doado.

Ana Carolina Marçal é sócia de oito empresas, incluindo duas escolas de ensino infantil e fundamental em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, e em Goiânia. A assessoria de Pablo Marçal não respondeu aos pedidos de entrevista sobre o caso.

google news
senac