A Nasa planeja lançar na segunda-feira (14) a missão Europa Clipper, que vai investigar o potencial de habitabilidade da lua Europa, de Júpiter. O projeto, que já passou por uma etapa decisiva de aprovação conhecida como Key Decision Point E, está pronto para avançar sem atrasos.
Considerada uma das principais missões da agência espacial americana, a Europa Clipper recebeu um investimento de cerca de US$ 5,2 bilhões. O lançamento será feito por um foguete Falcon Heavy, da SpaceX, a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. No entanto, a missão só deve chegar ao seu destino, nas proximidades de Júpiter, em abril de 2030.
Europa, descoberta por Galileu Galilei em 1610, tem aproximadamente 3.120 km de diâmetro, um pouco menor que a Lua da Terra. Durante a missão Galileo, indícios apontaram a existência de um oceano interno em contato com um leito rochoso, o que poderia incluir fontes hidrotermais. Embora o objetivo da missão não seja procurar vida, a Europa Clipper vai analisar esse oceano subsuperficial e suas possíveis características.