Atendendo a um pedido do Governo do Estado, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana passará por adaptações para melhor atender marisqueiras e ambulantes.
As modificações no interior dos vagões têm como objetivo permitir que esses trabalhadores do mar transportem caixas térmicas e outros equipamentos de forma segura, sem interferir no espaço dos demais passageiros.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comentou sobre a iniciativa, afirmando: “Estamos confiantes com o avanço das frentes de trabalho e esse foi mais um pedido nosso. Queremos garantir segurança e conforto para as nossas marisqueiras e ambulantes. Então, quem leva seu isopor, seu cooler, sua caixa, terá um local apropriado no vagão, com segurança e conforto.”
Esse assunto foi discutido em uma reunião na tarde de quarta-feira (23), entre o governador e a diretoria internacional da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Ana Claudia Nascimento, diretora-presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), ressaltou o compromisso da CTB em seguir o cronograma estabelecido, com a expectativa de que o primeiro trecho, da Calçada até o Lobato, esteja em operação assistida até o início de 2026.
Nesta semana, os trens do VLT começaram a chegar à fábrica da CAF, localizada em Hortolândia (SP), para testes estáticos e ajustes técnicos. As adaptações necessárias para atender as marisqueiras também serão implementadas nesse processo.
Os trens adquiridos pela Bahia são da mesma linha produzida pela CAF na Espanha, com algumas atualizações tecnológicas incorporadas nos últimos dez anos.
Renato Meireles, diretor-presidente da CAF Brasil, destacou que “é um trem super atual, considerado o estado da arte em termos tecnológicos. Tudo que tiver sido melhorado será incorporado. Os trens que serão recebidos pela Bahia terão as mesmas condições de um trem novo, com características idênticas de operação e manutenção.”
A previsão é que os 40 trens comecem a ser enviados para Salvador no segundo semestre de 2025. Cada veículo terá capacidade para transportar 400 passageiros, incluindo 77 assentos e 323 lugares em pé, além de acessibilidade e um sistema de proteção contra colisões e atropelamentos. Até 2028, espera-se que todos os trens estejam em operação.
Recentemente, a implantação do VLT avançou com a chegada dos primeiros trilhos ao canteiro de obras no bairro da Calçada, no Subúrbio Ferroviário, com o transporte de 369 barras de trilhos para a capital baiana.