Operação Aláfia apreende celulares e carregadores em presídio de Jequié

Material encontrado será periciado para investigar acesso de presos a itens proibidos

Foto: Hildázio Santana / Seap-BA

A Operação Aláfia apreendeu celulares, carregadores e outros equipamentos eletrônicos dentro do Conjunto Penal de Jequié, a 310 km de Salvador.

Durante revistas realizadas pelos policiais penais no último sábado (2) e domingo (3), foram encontrados 15 celulares, nove carregadores, três fones de ouvido, 12 cabos USB, um chip, dois pen drives e cadernos com anotações em duas alas da unidade prisional.

Os itens apreendidos serão encaminhados para perícia conduzida pelos departamentos de inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e do Ministério Público (MP).

As investigações buscam identificar como esses objetos chegaram até os presos e quem estava em posse deles.

A Operação Aláfia, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e pela Seap, visa combater a entrada de ilícitos no sistema prisional e reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no município, além de desarticular qualquer comunicação entre os custodiados e criminosos externos, fortalecendo as normas de segurança interna.

A operação é integrada pela Polícia Penal, a Superintendência de Gestão Prisional (SGP), o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e conta com apoio das Polícias Civil e Militar e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

google news