O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (16), durante o Festival Aliança Global no Rio de Janeiro, que não é necessário ofender ninguém. A declaração ocorre horas após a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, usar a expressão “fuck you” ao se referir ao bilionário Elon Musk, dono da plataforma X e indicado pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump, para um cargo governamental.
Durante o evento, Lula ressaltou a importância de engajar a sociedade com propostas e indignação, mas sem ataques pessoais. “Essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. Precisamos apenas indignar a sociedade”, disse o presidente, ao mencionar conversa recente com o Papa Francisco sobre a luta contra a fome.
O episódio envolvendo Janja aconteceu no mesmo festival, em um painel que discutia a regulamentação das redes sociais. Enquanto discursava, a primeira-dama foi surpreendida por um som que comparou a uma buzina de navio, brincando que seria Elon Musk. Em seguida, acrescentou: “Eu não tenho medo de você, inclusive… Fuck you, Elon Musk!”.
O bilionário respondeu à provocação na própria rede social, aumentando a repercussão do caso. Apesar da polêmica, Lula manteve o foco em sua fala no combate à fome e na importância de incluir questões sociais na agenda global do G20. Ele prometeu que, em 2026, “nenhum brasileiro passará fome”.