A candidata Daniela Borges, da chapa União pela Advocacia, foi reeleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Bahia (OAB-BA) em eleição realizada nesta terça-feira (19). Compondo a chapa vencedora, o advogado Hermes Hilarião, que era o diretor tesoureiro da gestão, foi eleito vice-presidente da entidade. Até às 18h36, Borges contabilizava 11.793 votos.
“Sentimento de muita alegria. É o resultado não apenas da campanha, mas desses três anos de trabalho. Eu tenho certeza que a advocacia baiana vai avançar ainda mais nesses próximos três anos. A prioridade já é um judiciário célere, prerrogativas respeitadas e honorários valorizados”, comemorou Daniela após ter a vitória confirmada.
Com a eleição se afunilando entre dois grupos, a atual presidente da entidade enfrentava a chapa “Muda OAB”, o qual é liderado Ana Patrícia Leão. Até o momento, a candidata da oposição registra 9.789 votos.
Além de Borges e Hilarião, foram eleitos:
- Daniel Moraes – Tesoureiro
- Cléia Costa – Secretaria Geral
- Raphael Pitombo – Secretaria Geral Adjunta
Para o Conselho Federal, se elegeram:
- Mariana Oliveira
- Fabrício Castro
- Christianne Gurgel
- Luiz Viana
- Esmeralda Oliveira
- Luiz Coutinho
A votação em Salvador, realizada no Shopping da Bahia, foi marcada por turbulências após o encerramento às 17h. Segundo a reportagem do Bahia Notícias, que esteve no local, constatou que um grande número de advogados não conseguiu votar nas urnas eletrônicas, sendo preciso aplicar o voto por meio de cédulas físicas.
A comissão eleitoral chegou a distribuir 200 senhas para os advogados os quais não votaram até às 17h. Contudo, o número não foi suficiente, sendo preciso o uso das cédulas físicas.
Eleita em 2021 a primeira mulher presidente da OAB, Daniela Borges é natural de Itapetinga e atua como advogada tributarista há mais de 30 anos. Ela também é professora titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Faculdade Baiana de Direito.
Na OAB da Bahia desde 2013, Daniela foi conselheira seccional, diretora tesoureira e presidiu a Comissão Nacional da Mulher advogada e foi conselheira federal. (Bahia notícias)