O tricampeão mundial de surfe e medalhista olímpico de bronze Gabriel Medina está fora da temporada 2025 da Liga Mundial de Surfe (WSL). O surfista passou, neste sábado (11), por uma cirurgia para reparar o tendão do músculo peitoral maior do ombro esquerdo, lesionado durante um treinamento na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), na última sexta-feira (10).
De acordo com informações do perfil oficial do Time Brasil no Instagram, o tempo estimado de recuperação é de seis a oito meses, o que impede Medina de participar da temporada 2025, cuja etapa inaugural acontece em Pipeline, no Havaí, no próximo dia 27 de janeiro. A etapa marca os 10 anos da conquista do primeiro título mundial de Medina, obtido em 2014.
Desfalque entre os representantes brasileiros
Gabriel Medina seria um dos dez atletas brasileiros na elite masculina do surfe mundial. Os demais representantes do Brasil na competição são:
• Filipe Toledo
• Ítalo Ferreira
• João “Chumbinho” Chianca
• Yago Dora
• Samuel Pupo
• Ian Gouveia
• Alejo Muniz
• Miguel Pupo
• Edgard Groggia
• Deivid Silva
Na elite feminina, a única brasileira é Tatiana Weston-Webb, vice-campeã na Olimpíada de Paris, realizada em 2024.
Com três títulos mundiais no currículo (2014, 2018 e 2021), Medina é uma das principais referências do surfe brasileiro e mundial. Sua ausência na WSL será sentida pelos fãs e pela equipe brasileira, que busca manter o Brasil entre os grandes destaques do circuito.