O papa Francisco alertou nesta sexta-feira (24) sobre os perigos da era digital, caracterizada por um crescente volume de desinformação e polarização.
Durante pronunciamento para o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o pontífice destacou a concentração de poder nas mãos de poucos centros que controlam grandes quantidades de dados e informações.
O papa também criticou a forma como a comunicação digital, muitas vezes, alimenta “medo, preconceito, fanatismo e até ódio”, especialmente por meio de algoritmos que distorcem a percepção da realidade.
“A realidade é simplificada para provocar reações instintivas; palavras se tornam armas, e até informações falsas são manipuladas para incitar ódio”, afirmou.
Essa declaração ocorre no contexto de crescente preocupação com o impacto das redes sociais, especialmente a plataforma X, de Elon Musk, que tem sido acusada de espalhar desinformação e influenciar o debate público na Europa.
Nos últimos dias, várias instituições, grupos e figuras públicas anunciaram sua saída ou suspensão de atividades na plataforma, reforçando as críticas sobre sua influência.