Um restaurante localizado em Goiana, no litoral norte de Pernambuco, foi multado em R$ 1,6 milhão por comercializar ilegalmente guaiamuns, uma espécie de caranguejo criticamente ameaçada de extinção. A operação de fiscalização, realizada na última segunda-feira (27) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), resultou também na apreensão de 166 guaiamuns, que foram imediatamente soltos em uma área de transição de vegetação apicum/manguezal, em município vizinho.
Durante a ação, os agentes encontraram os animais confinados no restaurante, onde estavam sendo abatidos e servidos aos clientes. A multa aplicada foi calculada com base na vulnerabilidade da espécie, no grande número de animais apreendidos e no fato de que a infração visava lucro financeiro.
Os guaiamuns, de coloração azulada, são uma espécie que só pode ser comercializada em áreas autorizadas, devido ao risco de extinção. Segundo Igor de Brito Silva, chefe do Núcleo de Operações de Fiscalização da Atividade Pesqueira (Nupesc) do Ibama, a conscientização da população é essencial para proteger a biodiversidade. “É fundamental que a população não consuma animais ameaçados de extinção, para desestimular a prática criminosa que beneficia estabelecimentos como o que foi fiscalizado”, afirmou Silva.