A festa junina foi apontada como o evento mais frequentado por moradores das capitais brasileiras que participaram de festas populares ao longo de um ano, segundo o levantamento Cultura nas Capitais, realizado pela JLeiva Cultura & Esporte, com patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet.
O estudo revelou que 78% dos entrevistados que frequentaram eventos populares participaram de festas juninas, enquanto 48% foram a blocos ou desfiles de carnaval. De acordo com João Leiva, diretor da JLeiva Cultura & Esporte, em nenhuma capital o carnaval superou a festa junina na preferência.
No Recife, a diferença foi próxima da margem de erro, com festa junina marcando 74% e carnaval 71%. Nas demais capitais, a diferença ultrapassou 10 pontos percentuais.
Segundo Leiva, essa liderança se deve à descentralização das festas juninas, realizadas em escolas, igrejas e praças públicas, além de reunirem um público mais diverso e se prolongarem por um período maior.
“As festas juninas contam com incontáveis eventos distribuídos em quase todas as regiões, o que facilita o acesso. Mesmo as grandes festas juninas não têm tanto alcance midiático quanto os blocos e desfiles de carnaval, mas, somadas, reúnem mais público”, explicou o pesquisador em entrevista à Agência Brasil.