Guias de turismo promovem ato por vítimas de desabamento e preservação do patrimônio histórico em Salvador

Manifestação ocorre no Largo do Cruzeiro de São Francisco após tragédia que deixou uma turista morta e cinco feridos

Foto: Defesa Civil de Salvador

O Sindicato dos Guias de Turismo do Estado da Bahia realizará, nesta terça-feira (11), um ato em solidariedade às vítimas do desabamento do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho. O acidente, ocorrido na última quarta-feira (5), resultou na morte de uma turista de 26 anos e deixou cinco pessoas feridas. A manifestação está marcada para as 11h, no Largo do Cruzeiro de São Francisco.

Segundo Rivva Rodrigues, presidente do sindicato, a mobilização também tem como objetivo cobrar a preservação do patrimônio histórico de Salvador. Ela destacou que muitos monumentos e prédios históricos, incluindo fachadas do Pelourinho, estão em estado precário, representando riscos para turistas e moradores.

“Não é só dentro dos espaços, mas também nas ruas históricas por onde passamos explicando sobre os monumentos. Muitos desses precisam urgentemente de cuidados para preservar vidas”, afirmou Rivva Rodrigues ao Metro1.

A presidente destacou que grandes eventos realizados no centro histórico têm prejudicado a conservação de monumentos e imóveis. O sindicato já encaminhou ofícios solicitando reformas urgentes e alertou sobre a situação de igrejas como a Ordem Terceira do Carmo. “Felizmente, após o ocorrido com a Igreja de São Francisco, os órgãos começaram a realizar visitas para elaborar relatórios”, informou.

O sindicato planeja novas ações de conscientização sobre a preservação do patrimônio histórico após o Carnaval, buscando garantir a segurança de turistas, visitantes e profissionais que atuam diariamente na região.

google news