A prefeita de Muritiba, Rosilvanda Reis, conhecida Rose (PSD), destacou seu compromisso com a saúde pública durante a conferência do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região do Reconvale, realizada nesta segunda-feira (14) em Santo Antônio de Jesus [ASSISTA A ENTREVISTA ABAIXO].
O encontro reuniu prefeitos do Recôncavo Baiano e representantes da Policlínica Regional para discutir melhorias no atendimento e estratégias de cooperação entre os municípios.
Durante entrevista com Marcus Augusto, do Voz da Bahia, Rose, que tem formação em enfermagem e mais de duas décadas de atuação na área, falou sobre sua vivência na saúde e a necessidade de levar os serviços até quem mais precisa. “Eu entendi e conheci a realidade e dificuldade das pessoas de buscarem a saúde na sede, e aí descentralizamos todo o serviço. Agora a nossa proposta em Muritiba é estender para todas as pastas, até a centralização desses serviços”, explicou.
A prefeita também citou o distrito de São José do Itaporã, onde, segundo ela, metade da população do município reside, e defendeu a criação de secretarias itinerantes. “Queremos levar para São José de Itaporã tudo o que o Executivo oferece, não só na saúde”, completou.
Rose ainda comentou sobre os desafios enfrentados pela Policlínica Regional e a necessidade de união dos gestores para garantir o funcionamento pleno dos serviços. “Vimos aqui que o nosso representante da Policlínica está tendo algumas dificuldades com relação à administração, mas a gente precisa estar junto com ele para que possamos resolver, para que a gente possa levar esses exames de volta para a nossa população”, destacou.
Ao ser questionada sobre os primeiros 100 dias de governo, a prefeita avaliou o período como um “desafio novo, como mulher” e celebrou o avanço da representatividade feminina em Muritiba. “A pouco tempo atrás nós nem votávamos, as mulheres não votavam e nem participavam da política. Hoje estou aqui representando as mulheres como prefeita”, declarou.
ASSISTA A ENTREVISTA ABAIXO: