A aproximação de uma frente fria no oceano deve provocar chuvas intensas e persistentes no Recôncavo Baiano, com atenção especial para Salvador, entre esta segunda-feira (22) e terça-feira (23). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os volumes podem chegar aos 100 milímetros neste período.
A umidade transportada pelo sistema climático tende a se concentrar sobre o leste e litoral leste da Bahia. O Inmet emitiu aviso laranja, que representa perigo, alertando que as instabilidades devem permanecer até as 23h59 desta terça-feira na região.
Além da Bahia, a circulação atmosférica também poderá provocar pancadas de chuva em outros estados do Nordeste, como Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão e Paraíba. A previsão também se estende a áreas do Centro-Norte do Brasil, incluindo Pará, Amazonas, Tocantins, Amapá, Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Nestes estados, a expectativa é de chuvas com menor intensidade, com volumes entre 30 mm e 50 mm, além de rajadas de vento que podem alcançar 60 km/h. Para essas localidades, o Inmet emitiu aviso amarelo, indicando perigo potencial, com validade até as 10h desta terça-feira.