Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa e justificar ausência em 2024 termina nesta sexta (25)

Pedidos devem ser feitos até 23h59 na Página do Participante; resultado sai em 12 de maio

Foto: Reprodução

Termina às 23h59 desta sexta-feira (25) o prazo para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 solicitarem isenção da taxa de inscrição.

Também se encerra hoje o período para justificar ausência na edição de 2024, etapa obrigatória para quem obteve gratuidade no ano passado, mas não compareceu aos dois dias de prova.

Os procedimentos devem ser realizados na Página do Participante, com login via Gov.br. O valor da taxa ainda não foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas em 2024 o custo foi de R$ 85. Na última edição, 63,6% dos 4,3 milhões de inscritos obtiveram isenção.

Têm direito à gratuidade estudantes da rede pública que estejam na 3ª série do ensino médio, quem concluiu o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, inscritos no CadÚnico e participantes do programa Pé-de-Meia.

Candidatos que faltaram ao Enem 2024 devem apresentar justificativa documentada para obter nova isenção. Situações como internações, falecimentos na família, assaltos ou emergências médicas estão entre os motivos aceitos, conforme previsto no edital. Os documentos válidos estão descritos no Anexo I do edital do Inep.

O resultado dos pedidos de isenção será divulgado em 12 de maio. Recursos poderão ser apresentados entre os dias 12 e 16 do mesmo mês. O resultado final está previsto para 22 de maio. O Inep ressalta que a isenção não substitui a inscrição no exame, que deverá ser feita posteriormente em prazo ainda a ser divulgado.

Considerado a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, o Enem é utilizado por programas como Sisu, Prouni e Fies, além de servir como critério de ingresso em diversas instituições portuguesas conveniadas ao MEC.

google news