Últimas Notícias sobre ensino médio

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A décima parcela de 2025 do programa Pé-de-Meia começa a ser paga nesta segunda-feira (22) para estudantes do ensino médio da rede pública inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico). O valor de R$ 200 é destinado aos alunos que alcançaram frequência mínima de 80% nas aulas.

Queda do abandono tem reflexo direto na melhoria da nota do fluxo escolar - Foto: Divulgação | Mateus Pereira - GOVBA

O Governo da Bahia anunciou o calendário oficial de matrícula para a rede estadual de ensino em 2026. A programação estabelece datas para as inscrições de novos alunos, renovação de vagas e transferência entre unidades escolares, abrangendo todas as regiões do estado.

Imagem de Arquivo/Agência Brasl

Estudantes do Ensino Médio da rede estadual do Rio de Janeiro terão novas regras para progressão escolar já a partir deste ano. Um decreto publicado na semana passada no Diário Oficial, assinado pelo governador Cláudio Castro, instituiu a Política Extraordinária Excepcional de Progressão Parcial, regulamentada por resolução da Secretaria de Educação (Seeduc).

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou presença de aproximadamente 70% dos 4,81 milhões de inscritos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação. O índice de abstenção no primeiro dia ficou em 27%. De acordo com o MEC, a aplicação das provas ocorreu sem grandes ocorrências, embora tenham sido registradas eliminações por conduta inadequada e situações pontuais.

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Os estudantes cadastrados no programa Pé-de-Meia que concluírem o ensino médio em 2025 e participarem dos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão direito a um bônus adicional de R$ 200.

Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o território nacional. Na Bahia, 428.019 inscrições foram confirmadas, segundo dados do Painel do Enem, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) libera nesta quinta-feira (2) a sétima parcela do programa “Pé-de-Meia” de 2025 para estudantes do ensino médio público e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nascidos em julho e agosto. O valor de R$ 200 será depositado até segunda-feira (6) nas contas poupança abertas automaticamente no nome dos beneficiários pela Caixa Econômica Federal.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) inicia nesta quarta-feira (1°) o pagamento da sétima parcela do programa Pé-de-Meia 2025 para estudantes nascidos nos meses de maio e junho. O benefício é destinado a alunos do ensino médio da rede pública e da educação de jovens e adultos (EJA) que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.

Foto: Divulgação

O governo federal começou, nesta segunda-feira (29), a liberação da sétima parcela do programa Pé-De-Meia, iniciativa voltada a estudantes do ensino médio público de baixa renda. O benefício mensal de R$ 200 é destinado a jovens inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) que mantêm frequência mínima de 80% nas aulas.

Apenas 4,9% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio na Bahia apresentaram aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e Matemática em 2023, segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica, divulgado nesta quinta-feira (25).

Close
parceiro fixo