Trabalhador apresenta sintomas após contato com aves infectadas por gripe aviária e é isolado no RS

Homem teve contato com aves contaminadas em granja de Montenegro e está em isolamento; amostras foram enviadas à Fiocruz

Imagem Ilustrativa / Foto: Divulgação/FAEP

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) informou que um trabalhador de uma granja em Montenegro está em isolamento domiciliar após apresentar sintomas gripais. Ele teve contato com aves infectadas por influenza aviária (gripe aviária), em um dos focos confirmados da doença no estado.

Amostras foram coletadas do paciente e encaminhadas para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O resultado do exame é esperado ainda nesta semana.

Após a confirmação de casos da doença em aves na granja de Montenegro e no Zoológico de Sapucaia do Sul, a SES intensificou o monitoramento de pessoas que atuam nesses locais. Desde a última sexta-feira (16), trabalhadores estão sendo acompanhados pelas equipes de Vigilância em Saúde, conforme os protocolos estabelecidos.

Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), o risco de infecção por influenza aviária em humanos é considerado baixo. A transmissão geralmente ocorre em situações de contato direto e prolongado com aves doentes — vivas ou mortas.

A ingestão de alimentos como carnes e ovos não apresenta risco, desde que estejam devidamente cozidos ou preparados. A transmissão entre pessoas segue sendo extremamente rara.

De acordo com o protocolo oficial, para que um caso humano seja considerado suspeito, é necessário haver sintomas gripais associados a uma exposição comprovada a aves ou materiais contaminados. Nestes casos, a pessoa é monitorada por um período de dez dias.

google news