S. A. de Jesus apresenta queda no ranking das cidades mais violentas do Brasil, aponta Anuário de Segurança

Município aparece na 17ª colocação, com taxa de 57,7 mortes violentas por 100 mil habitantes

Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, caiu algumas posições no ranking das cidades mais violentas do Brasil em 2024, conforme o novo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Apesar da queda no ranking, a cidade ainda aparece na 17ª colocação nacional, com uma taxa de 57,7 mortes violentas intencionais a cada 100 mil habitantes.

A redução no posicionamento pode indicar um leve recuo nos índices ou a piora de dados em outras cidades, mas a presença de Santo Antônio de Jesus na lista continua sendo motivo de alerta para autoridades e população.

Bahia domina lista com 9 cidades entre as 20 mais violentas

Das 20 cidades mais violentas do Brasil, 16 estão localizadas no Nordeste e 9 na Bahia, incluindo Jequié (2ª), Juazeiro (3ª), Camaçari (4ª), Simões Filho (7ª), Feira de Santana (10ª), Porto Seguro (14ª), Ilhéus (19ª) e Salvador (20ª).

O levantamento considera os casos de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de ações policiais, em cidades com mais de 100 mil habitantes.

Violência ligada ao tráfico

Segundo o FBSP, o principal fator por trás da escalada da violência continua sendo a disputa entre facções criminosas pelo controle do tráfico de drogas, realidade comum em diversos municípios baianos.

Apesar da queda no ranking, a situação de Santo Antônio de Jesus exige atenção contínua, com ações integradas de segurança pública, investimentos sociais e combate direto ao crime organizado, visando garantir mais segurança à população.

google news
senac