Conta de luz continuará mais cara em julho; Aneel mantém bandeira amarela

Consumidores seguirão pagando cobrança extra nas faturas devido ao período de estiagem e ao maior uso de usinas termelétricas.

Foto: Divulgação/Coelba

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (26) a manutenção da bandeira tarifária amarela para o mês de julho. Com a decisão, os consumidores de todo o país continuarão pagando um valor adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos na conta de energia elétrica.

Segundo a Aneel, a medida foi mantida em razão das condições climáticas típicas do período seco, que reduzem o volume de água nos reservatórios das hidrelétricas e diminuem a capacidade de geração desse tipo de energia.

Com a queda na produção das usinas hidrelétricas, torna-se necessário o acionamento das usinas termelétricas, cuja geração possui custo mais elevado. Esse aumento no custo é repassado aos consumidores por meio do sistema de bandeiras tarifárias.

A bandeira amarela está em vigor desde abril e, de acordo com a agência reguladora, continuará sendo aplicada enquanto persistirem as condições desfavoráveis para a geração de energia no país.

A Aneel orienta os consumidores a adotarem medidas de economia de energia, como desligar aparelhos que não estejam em uso, utilizar equipamentos mais eficientes e evitar desperdícios, reduzindo o impacto do valor adicional nas contas.

google news
senac