A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou novas medidas de fiscalização contra produtos que apresentaram irregularidades sanitárias. Entre as decisões está a proibição da venda e do uso de todos os lotes de insulina glargina produzidos pela Costa Mar Comércio Licitatório.
De acordo com a agência, a empresa distribuiu o produto sem a Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE), documento necessário para atuar regularmente no setor. Durante uma inspeção, também foi constatado que a companhia não funcionava no endereço informado no cadastro e não possuía licença sanitária para operar no local.
A determinação da Anvisa também alcança uma série de peptídeos sem registro, cuja comercialização e utilização foram proibidas. A medida inclui fabricação, distribuição, transporte e divulgação desses produtos, além da venda e do uso.
Entre os itens citados estão BPC157 & TB500, NAD+, Tirzegen, Retagen, Glow GHK-CU e Retatrutide. Alguns deles contêm substâncias como tirzepatida e retatrutida e estavam sendo anunciados em sites.
A agência também determinou o recolhimento de dois lotes específicos de medicamentos por problemas relacionados à qualidade. O primeiro é o JNYJ1201 do Imaavy 300 mg, que apresentou possibilidade de presença de partículas de vidro dentro dos frascos.
Outro produto atingido é o Lizbi 2 mg/ml, lote 0000207107. Nesse caso, a determinação de recolhimento ocorreu após a identificação de uma possível perda de esterilidade da solução.
As medidas impedem que os produtos atingidos pelas decisões continuem sendo comercializados ou utilizados, conforme as determinações sanitárias estabelecidas pela Anvisa.







