Com a chegada dos festejos juninos, a tradição de soltar fogos de artificio é mantida em praticamente todas os municípios da Bahia. Mesmo sendo uma brincadeira, pode ser considerada perigosa se não tiver os devidos cuidados e onde alguns acidentes podem causar danos irreversíveis ao folião com diversas queimaduras pelo corpo que podem ser de 1º, 2º e 3º graus. Preocupada principalmente com esse período, o HRSAJ (Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus) veio através do Voz da Bahia alertar a população sobre os riscos da queima de fogos de artifício e a guerra de espadas.
SOBRE A U.T.Q.:
Em entrevista ao Voz da Bahia, o cirurgião plástico Dr. Joir Oliveira e o Dr. Antônio Carlos, diretor técnico do HRSAJ, falaram sobre a U.T.Q. (Unidade de Tratamento de Queimados) na instituição de saúde, onde pontuaram sobre as consequências das queimaduras principalmente pelos fogos de artifícios nessa época, além dos tratamentos realizados pelo corpo médico da instituição.
TRATAMENTO DE QUEIMADOS:
O Dr. Joir, falou inicialmente sobre a Unidade, que tem um fluxo aumentado durante os festejos juninos, “nossa U.T.Q. é específica para o tratamento de queimados, está totalmente preparada tanto no ponto de vista profissional, quanto de material, além do fluxo de atendimento.
CUIDADO INICIAL:
Recomendamos que em caso de queimadura, o primeiro cuidado inicial é lavar o local com água corrente em abundância e procurar o serviço de saúde mais próximo. Todos os tipos de queimaduras tem importância, como a com água quente que acontece geralmente com crianças, e diretamente na chama que é frequente em adultos. No São João é importante ter cautela, pois as queimaduras dessa época pode deixar sequelas comprometedoras”, declarou.
OS FOGOS DE ARTIFÍCIOS:
Joir explicou algumas cautelas que podem ajudar as pessoas a não serem vítimas de queimaduras causadas por fogos de artificio, “a população devem ter cuidado principalmente com as crianças, não deixem os pequenos utilizarem fogos, é uma preocupação constante. Evitem acender fogueiras com líquido inflamável; além disto, é importante salientar sobre a cultura de guerra de espadas, as queimaduras com esse fogos podem ser profundas, a segurança é mais importante”, expôs.
RECEITAS CASEIRAS MITOS E VERDADES:
O cirurgião voltou a comentar sobre os pacientes vítimas de queimaduras, levando em consideração estética que é responsável pela autoestima do cidadão. Além disto, Joir disse sobre culturas populares de receitas para aliviar dores em pessoas com queimadura, “a estética é importante para o paciente e para a sociedade, nós conseguimos atender essa questão, mas também a questão da função do órgão queimado. O paciente que queima a mão, pode ficar com ela inutilizada. A queimadura tende a endurecer e deixa o órgão mais rígido. Sobre aquelas receitas caseiras para queimaduras, como pasta de dente ou manteiga. Isso faz parte da sabedoria popular, passada de geração a geração, qualquer coisa que é colocada em cima da queimadura, acaba aliviando a dor, mas em contrapartida, isso aumenta muito o risco de infecção, portanto, não é recomendado colocar nada no local. O certo é lavar com água corrente e encaminhar para a emergência”, afirmou.
DIRETOR TÉCNICO DO HRSAJ:
Ainda ao Voz da Bahia, o Dr. Antônio Carlos, falou sobre da importância da população em curtir a vida com cuidado, levando em consideração o número de pacientes que chegam na emergência do HRSAJ durante o São João, “essa unidade funciona durante todo o ano, mas recebe uma atenção maior durante o período junino. É importante falar que no período dos festejos, além da grande demanda de atendimentos por queimaduras, há um aumento considerável de vítimas de acidente com automóveis, principalmente motocicletas, sobretudo, há também diversos pacientes de agressão física. Recomendamos a comunidade para aproveitar as festas de uma forma mais tranquila para que a alegria não acabe na emergência do hospital. Ao todo, tivemos 415 cirurgias de ortopedia no mês passado (maio de 2019), a grande maioria dos pacientes envolvidos em acidente com motocicleta. A prudência é sempre o melhor caminho”, relatou.
DIRETOR DO HRSAJ RESSALTA O TRABALHO DE DR. JOIR:
O diretor comentou também sobre seu colega cirurgião plástico e parabenizou o mesmo devido ao seu trabalho na U. T. Q., “o Dr. Joir é um excelente profissional na área de cirurgia plástica que está atuando na área de queimados, modernizando e trazendo conceitos mais jovens, protocolos atualizados e tendo o compromisso da educação continuada”, garantiu.
ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA ABAIXO:
Reportagem, Vídeo e Fotos: Voz da Bahia